Apresentação

Este ano estamos na IV edição da Jornada de Estudos em Psicologia (JEPSI) e como tradição, o evento continua a oferecer espaços para o diálogo entre estudantes, professores, psicólogos e demais profissionais interessados em temáticas que fazem interface com a Psicologia.

O tema escolhido este ano é “Psicologia e Inserção Social: (re) inventando possibilidades”. O que nos remete a reflexão da responsabilidade da Psicologia como ciência que deve protagonizar e problematizar sua função social independente de abordagens e teorias.  O tema nos convida a pensar sobre os desafios que envolvem o fazer da nossa profissão e a necessidade de engajamento com as demandas sociais. Mas para tal, não existe uma receita, uma forma de fazer, teremos que inventar e nos (re) inventar.

Outro dia li uma poesia que me fez pensar sobre possibilidades de existência e resistência de nossa profissão e da formação de futuros profissionais. A poesia nos indica a seguinte receita:

Estude, estude muito, estude mais ainda. Todas as “gias” Biologia, Psicologia, Metodologia, Epistemologia, Pedagogia. Pratique, pratique muito, pratique mais ainda. A experimentação, a observação, a demonstração, a reflexão, a confissão. Veja. Reveja, sua disposição, inclinação, vocação para essa profissão, e na certeza de ser a melhor opção, reúna os ingredientes e comece a confecção. Misture os ingredientes, altere suas proporções, inclua outros e com eles CRIE, INVENTE, experimente sua própria produção. Ah, uma última observação. Não esqueça! Cada receita só serve para uma única subjetivação”(Chaves,2013).

A nossa contribuição para incrementar essa receita é realizar a JEPSI, então venha e participe! Sua presença fará toda diferença!


Profª. Milene Veloso